Grupos de Estudo

    Esse ano, acompanhando nossos estudos, faremos épocas de aproximadamente 4 semanas com oficinas artísticas e/ou trabalhos manuais.
    O grupo de estudo continua às 4as feiras. Participe!
    (observe nosso horário abaixo).
    
    Temas de Estudo:
Grupo I e II
Grupo III:
 
 
 
 

Quando

Onde

Horário

O que fazemos?

 

Todas as  4ª feiras

Grupo I - Varanda do Restaurante Jerimum

7:45h às 8:45h

Música

(Canto e Flauta)

8:45h às 9:45h

Estudo teórico

9:45h às 10:00h

Pausa

10:00h às 11:45h

Trabalhos manuais

Grupo II - Casa da Educação Infantil

13:15h às 14:15h

Música

(Canto e Flauta)

14:15h às 15:15h

Estudo teórico

15:15h às 15:30h

Pausa

15:30h às 17:15h

Trabalhos manuais

Grupo III –

Casarão da Fazenda

(Ens. Fundamental)

14:00h às 15:00h

Trabalhos manuais

15:00h às 15:15h

Pausa

15:15h às 16:15h

Estudo teórico

16:15h às 17:00h

Música

(Canto e Flauta)
 

Em 2013, concluímos os seguintes estudos:
NERVOSISMO E AUTO-EDUCAÇÃO - Amor, Poder, Sabedoria
Rudolf Steiner - Editora Antroposófica - 45pg.

Muito ajudará o fortalecimento de nosso eu se refletirmos sobre o fato de uma grande parte, nove décimos, dos julgamentos que fazemos poderem ser suprimidos. Seria largamente suficiente par a vida se genuinamente vivenciássemos em nossa alma somente um décimo dos julgamentos que costumamos fazer do mundo. A vida em si não seria prejudicada, tampouco em relação a nós próprios, pelo fato de desistirmos de pronunciar os restantes nove décimos.



 EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A CIÊNCIA ESPIRITUAL

        Rudolf Steiner. Editora Antroposófica. 5ª ed. 2012, 56 págs.






Em uma escola como a nossa, o trabalho conjunto entre educadores e os pais é fundamental. A escola e família precisam trabalhar harmonicamente na formação das crianças, com pais conscientes, que acompanham de perto o desenvolvimento de seus filhos. Quando uma família procura a Escola Casa da Mata, buscamos explicar da melhor forma qual nossa proposta pedagógica. Como estamos falando de um tema amplo, é importante que os pais tomem conhecimento dessa proposta para poder refletir e decidir conscientemente sobre a escola que seus filhos frequentam. E assim poder atuar ativamente e em parceria.

Por isso procuramos oferecer oportunidades das famílias estarem próximas da escola. Uma dessas oportunidades é através de grupos de estudos.

Os estudos dentro da Escola estão sempre acontecendo, uma vez que faz parte da autoeducação o constante aprofundamento das bases da Pedagogia Waldorf, assim como da Antroposofia, que é filosofia que fundamenta nosso trabalho.

Porém, é nas 4as feiras que estão ocorrendo os encontros entre educadoras, pais e amigos da escola. Sua presença é uma alegria...


Nenhum comentário:

Postar um comentário