Artes, Música e Trabalhos Manuais


     A arte e o cultivo do senso estético é parte do dia-a-dia na escola – o mundo é belo... - para que se aprenda de forma genuína e alegre...

     As Artes na escola Waldorf não representam apenas uma disciplina, elas permeiam todo o processo pedagógico - podemos dizer que toda a pedagogia é tratada como arte. Os conteúdos de todas as áreas são trabalhados de forma artística. Os alunos pintam aquarelas, desenham com giz de cera colorido, recitam versos e poemas, fazem teatro, cantam e tocam instrumentos, dançam e fazem movimentos rítmicos. . .

Música


Desde os primeiros anos na escola a música ocupa lugar fundamental. O ensino de Música respeita as condições da fase de desenvolvimento em que a criança se encontra para conhecer canções, instrumentos, escalas e as leis musicais. Todos os dias há prática de canto, e aos poucos as crianças aprendem a cantar em cânone e em diferentes vozes, acompanhados pelo kântele. No primeiro ano inicia-se o ensino do instrumento musical com a flauta doce, com músicas pentatônicas, evoluindo nos próximos anos para outros tipos de flauta e instrumentos.










Trabalhos Manuais     
  Os Trabalhos Manuais estão presentes em todos os anos de formação. Na prática de atividades artesanais e artísticas, o “fazer com as mãos”, entre outros objetivos didáticos, exercita a habilidade motora, a motricidade fina, o acentuar da observação e da concentração, o desejo de realizar e de fazer bonito.

Essas atividades são tão importantes quanto aquelas que estimulam o intelecto e o pensamento abstrato. No primeiro ano as crianças aprendem a fazer o tricô com duas agulhas, para confecção de personagens ou brinquedos. No currículo está previsto tricô a mais agulhas, crochê, bordado, costura, tecelagem, marcenaria, escultura (trabalho com argila, madeira, pedras). Jardinagem, horta e construção também são ensinados nos anos mais adiante.


Abaixo texto 
Publicado na Revista do Clube Duque de Caxias
(n° 44 nov/dez 2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário